meio ambiente

DICAS DE ECONOMIA



HORA DO BANHO

Cinco minutos de banho são suficientes pra higienização do corpo. Ao ensaboar-se, sempre feche o registro. Um banho de ducha gasta em média 9 litros de água por minuto (em casa) e 16 litros (em apartamento). No caso de banho com chuveiro elétrico o consumo é de 3 litros por minuto (em casa) e 9 litros (em apartamento).

AO ESCOVAR OS DENTES

Ao escovar os dentes com a torneira um pouco aberta consome-se, em média, 2,5 litros de água por minuto (em casa) e 16 litros (em apartamento). Molhe a escova e feche a torneira ao escovar os dentes.

AO FAZER A BARBA

Ao fazer a barba, sempre feche a torneira. A torneira um pouco aberta, gasta em média 2,5 litros de água por minuto (em casa) e 16 litros (em apartamento). Também seja rápido ao lavar o rosto.

DESCARGA E VASO SANITÁRIO

O vaso sanitário não deve ser utilizado como lixeira. Nunca utilize a descarga sem que seja necessário, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com válvula gasta em média 2 litros de água por segundo. As bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam da metade do tempo para realizar a limpeza. A dica é manter a válvula da descarga sempre regulada e consertar os vazamentos assim que aparecerem.

NA COZINHA

Na hora de lavar a louça, primeiro ensaboe tudo o que tiver de ser lavado, e só depois abra a torneira para enxaguar. Ao lavar a louça com a torneira meio aberta, gasta-se em média, 8 litros de água por minuto (em casa) e 16 litros (em apartamento). Uma lavadora de louças gasta em média 40 litros de água, portanto só a utilize quando estiver cheia. Para lavar frutas e verduras utilize uma colher de sopa de cloro ou água sanitária para um litro de água. Depois de 15 minutos coloque duas colheres de vinagre em um litro de água e deixe por 10 minutos.

NA ÁREA DE SERVIÇO

Nunca lave uma peça de roupa por vez. Sempre junte o máximo de roupa possível para lavar, seja na máquina ou no tanque. Você também pode reaproveitar a água do enxágüe para lavar outras áreas da casa. No tanque a torneira aberta gasta em média 19 litros de água por minuto.

JARDIM E PISCINA

Para molhar as plantas utilize um regador, pois a mangueira pode gastar até 18,6 litros de água por minuto. Se você tem uma piscina, utilize uma cobertura sobre ela, pois a exposição ao sol e à ação do vento faz você perder água.

CALÇADA

Não utilize água para varrer a calçada! Uma mangueira gasta em média 18,6 litros de água por minuto. Utilize a vassoura ou reaproveite a água que você utilizou no enxágüe das roupas.

CARRO

Para lavar o carro, utilize um balde e um pano, ao invés da mangueira, pois ela gasta em média 18,6 litros de água por minuto.


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h