esgoto

TRATAMENTO DE ESGOTO
CONCEITOS



Conceito de Esgoto

A palavra esgoto costumava ser usada pra definir a tubulação condutora das águas servidas de uma comunidade, e do líquido que flui por estas canalizações. Hoje, este termo é usado apenas para caracterizar os despejos provenientes das diversas modalidades do uso e da origem das águas, como as de uso doméstico ou esgoto sanitário e industrial. As águas de esgotos sanitários são constituídas de água e materiais sólidos na proporção de 99,9% de água e 0,l% de sólidos.

Conceito de Tratamento

Tratar esgotos não é fazer passar os esgotos através de unidade de uma Estação de Tratamento ou fazer passá-los por uma tubulação e lançá-los em um corpo receptor qualquer, “Tratar Esgoto” é adequar convenientemente os efluentes sanitários em um corpo receptor para que não causem impactos ambientais. Entende-se por impactos ambientais aqueles que modificam as características físicas, químicas e biológicas do corpo receptor que receberá este esgoto tratado.

Etapas do Processo de Tratamento de Esgoto

É o sistema que realiza a operação de tratamento. A operação é empregada para a remoção de substâncias indesejáveis ou a transformação destas substâncias em outras de forma aceitável.

Tratamento Preliminar:

Estação elevatória de esgoto bruto (EEEB)
Gradeamento grosseiro
Gradeamento fino
Medidor de vazão Calha Parshall
Caixa desarenadora (caixa de areia).

Tratamento Primário:

Reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA) ou UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blancket Reactors), Decantadores Primários e Filtro Biológico Manta de lodo.

Tratamento Secundário:

Filtro Biológico Submerso Aerado, Lodos Ativados, Sistema de alagados construídos e Decantadores Secundários.

Operação de Estação de Tratamento de Esgoto

Operação de Estação de Tratamento de Esgotos: Envolve todos os processos físicos, químicos e biológicos de uma unidade de tratamento de esgoto.
Processos físicos: métodos de tratamento, nos quais predominam a aplicação de forças físicas (gradeamento, mistura, floculação, sedimentação, flotação, filtração).
Processos químicos: métodos de tratamento, nos quais a remoção ou conversão de contaminantes ocorre pela adição de produtos químicos ou devido a reações químicas (precipitação, adsorção, desinfecção).
Processos biológicos: métodos de tratamento, nos quais a remoção de contaminantes ocorre por meio de atividade biológica (remoção da matéria orgânica carbonácea, desnitrificação).

Manutenção de Estação de Tratamento de Esgoto

É um conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos e situações que envolvam conservação, adequação, substituição e prevenção, com os objetivos de manter os equipamentos, o local ou situação, em condições de pleno funcionamento, bem como prevenir prováveis falhas ou a quebra dos elementos e componentes, propiciando o funcionamento de forma satisfatória.


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h