imprensa

DAE segue com o projeto piloto para agilizar a substituição de tampas dos PVs

Bauru, 17 de novembro de 2017

DAE segue com o projeto piloto para agilizar a substituição de tampas dos PVs

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) dará sequência neste sábado (18) ao projeto piloto visando agilizar o processo de substituição das tampas dos Poços de Visitas (PVs), quando serão restaurados dois dispositivos na Praça do Avião, no final da Getúlio Vargas. A troca desses dispositivos tem como finalidade acabar com o desnível do recalque provocado geralmente por recapeamentos antigos ou até mesmo por afundamento na estrutura do PV.

Os testes foram iniciados no final de setembro nas ruas Araújo Leite e João Poletti, na Vila Guedes de Azevedo, região do Jardim Dona Sara consistem na confecção de uma base de concreto armado, com o aro e a tampa do PV já chumbados, que já vem pronta da Regional da Construção Civil para ser acoplada ao pavimento. Esse serviço é executado geralmente aos sábados e até agora 10 tampas de PVs foram substituídas pelo novo sistema, priorizando os trechos com maior circulação de veículos.

Antes a equipe trabalhava com o concreto fresco, ?in loco?, demorava-se de 4 a 5 horas para terminar a substituição da tampa e o tráfego era liberado no local após três dias. Com este novo processo é acoplada a base pré-moldada, de tamanho padrão no espaço do pavimento recortado e aplicada a massa asfáltica no entorno. Em 1h30 o serviço está concluído e a pista pode ser liberada imediatamente ao trânsito.

Segundo o presidente do DAE, Eric Fabris, as novas tampas de PV pré-moldadas tem uma espessura pelo menos quatro vezes maior que os dispositivos antigos e deverão resistir por muito mais tempo ao tráfego de veículos pesados, uma vez que são confeccionadas com concreto de alta resistência aplicado em condições ideais na Regional.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DAE/BAURU
Segue foto: Divulgação

imprima »

Bauru: 0800-7710195