imprensa

Fiscalização de fraude acaba em prisão de contribuinte por furto de água



Um caso raro de prisão por furto de água na rede de distribuição do DAE aconteceu no dia 09 de maio, envolvendo o morador de um imóvel localizado no Parque Vista Alegre, região norte de Bauru.

Esse imóvel teve o fornecimento de água cortado por falta de pagamento, mas o morador realizou uma ligação direta na rede, através de cano, sem passar pelo hidrômetro, portanto sem pagar pelo consumo.

Após a constatação de fraude, por ligação clandestina foram realizadas novas tentativas de corte da rede de água correspondente ao imóvel, que estava infringindo o Art. 07 da Resolução 13/2017 do Departamento. Porém em duas oportunidades os funcionários do DAE sofreram ameaças e agressões verbais que o impediram de executar a ordem de serviço.

O Departamento registrou Boletim de Ocorrência (BO) e solicitou o apoio da Polícia Civil. Chegando ao local junto com os técnicos do DAE, os policiais constataram a ligação clandestina e deram voz de prisão em flagrante ao contribuinte pela prática do crime de furto (artigo 155 do Código Penal Brasileiro). O autor foi conduzido à delegacia de polícia, onde foi liberado horas depois, mediante pagamento de fiança e irá responder o processo em liberdade provisória.

O DAE está levantando os custos em relação à fraude, de acordo com a resolução vigente para que a autarquia seja ressarcida dos prejuízos.

Segundo o Diretor do Serviço de Controle de Perdas do DAE, Elton Oliveira, a fraude no sistema é um dos fatores considerados para compor os índices de perdas totais na distribuição, com base no IWA (Associação Internacional da Água), e seu impacto é expressivo no percentual que envolve as perdas aparentes (perdas comerciais) do DAE, atualmente.

Com o intuito de conscientizar a população sobre essa ação criminosa, alertando para os problemas e prejuízos ambientais pela prática ilegal, o DAE intensifica as ações diárias de fiscalização e conta com o apoio da população no combate às fraudes. As denúncias podem ser feitas pelo 0800-7710195.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DAE/BAURU
Segue em anexo: Ilustração


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h