imprensa

Projeto Socioambiental da ETE: 20 mil imóveis já receberam orientações sobre utilização correta da rede de esgoto

A empresa Vetiver Consultoria e Projetos Ambientais, contratada pela Prefeitura de Bauru para desenvolver o projeto Técnico Socioambiental da ETE Vargem Limpa, já visitou 20 mil imóveis e empreendimentos comerciais de Bauru para orientar a população sobre a utilização adequada das redes de esgoto.

Os números e ações desenvolvidas foram apresentados aos técnicos do DAE durante reunião na sede da autarquia. Entre as atividades realizadas estão a entrega de folhetos educativos sobre uso apropriado das redes de esgoto e forma correta de ligação das redes de águas pluviais. A meta da campanha é alcançar 32.949 domicílios (30% do município).

O trabalho socioambiental compreende um conjunto de ações educativas de mobilização social, e comunicação planejadas e desenvolvidas em função das obras contratadas, tendo como objetivo promover a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da nova ETE.


Outras atividades em andamento pela contratada são:

- Plantios educativos para compreensão da importância da vegetação;
-Monitoramento da qualidade da água para acompanhar o processo de despoluição da Bacia Hidrográfica;
-Mapeamento de oficinas mecânicas e borracharias para desenvolver trabalho educativo sobre os despejos irregulares na rede de esgoto;
-Campanha junto ao SINCOPETRO Bauru para eliminar os impactos da destinação incorreta dos resíduos desses estabelecimentos;
-Campanha junto ao Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares para que não despejem óleo na rede de esgoto;
-Campanha educativa junto à população beneficiária;
-Campanha para destinação adequada de resíduos, fortalecimento do ECOPONTO e da coleta seletiva.


A elaboração desse projeto, em concomitância com a construção da ETE, é uma exigência do Ministério das Cidades. Através da sua execução será possível mobilizar a população mostrando a relevância do sistema para a melhoria da qualidade ambiental e a importância do trabalho em conjunto com moradores e diversos atores envolvidos.


Mapeamento de oficinas e borracharias

Os resíduos de óleos e graxas gerados nas oficinas mecânicas e borracharias exigem tratamento especializado. Uma das atividades que está sendo realizada pela contratada consiste no trabalho educativo nesses estabelecimentos para orientar sobre a gravidade de despejos irregulares na rede de esgoto.

De acordo com levantamento apresentado ao DAE, das 1.235 oficinas e borracharias visitadas, 667 delas (cerca de 55%) não possuem caixas separadoras de água e óleo, que servem para separar os líquidos, impedindo que as impurezas sejam despejadas diretamente na rede pública de esgoto.

Durante o trabalho de campo foram transmitidas informações específicas para este ramo de atividade, inclusive com a distribuição de folders que orientam como destinar corretamente os resíduos.


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Onde Estamos

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h