serviços

MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA



A partir de 2021, todos os novos condomínios do Brasil deverão oferecer medição individualizada do consumo de água, é o que diz a lei Federal Nº 13.312, DE 12 DE JULHO DE 2016.

Com a medida, os condôminos pagarão pelo próprio consumo de água, sem ter que dividir a conta com as demais unidades imobiliárias, como é realizado atualmente na maioria dos condomínios.

Em Bauru desde 2014, a expedição pelo DAE de licença para a construção de condomínios verticais só é concedida para aqueles que apresentam projeto de individualização de hidrômetro, seja para unidade residencial ou comercial.

Além desses imóveis, todos os que são vinculados ao Programa Minha Casa, Minha Vida também já são construídos com hidrômetros individuais.

Através da nova Resolução 04/19, o DAE especifica os padrões a serem adotados para a realização das medições individuais.

Consulte os modelos de requerimentos e instalação ao lado:

Confira as imagens:

O QUE É

A Medição Individualizada é a prestação de serviços de leitura, faturamento, emissão de contas e cobrança em Condomínio e ou Edifício, cujo projeto e execução das instalações tenham sido efetuados de acordo com as normas do DAE e regras do “ProAcqua” – Programa de Competência Profissional em Engenharia de Sistemas Prediais e que tenham contrato de manutenção vigente com o condomínio.

As empresas com tecnologias homologadas pelo ProAcqua são responsáveis pelas adequações das instalações e também pela manutenção interna da tecnologia instalada e assim que as instalações estiverem no padrão estabelecido, cada unidade receberá direto do DAE a conta individual.

COMO FUNCIONA?

Um hidrômetro é instalado com RT (rádio transmissão) após o registro de entrada da água de cada apartamento.

Mensalmente os dados de consumo são transferidos remotamente para uma central de processamento denominada Concentrador, que irá elaborar o relatório digitalizado da gestão do consumo de água de cada apartamento, além do consumo proporcional da área comum.

Os dados são enviados via Bluetooth para o equipamento de registro de leituras utilizado pelo Leiturista. Com o software parametrizado com as informações do Sistema Comercial do DAE, o Leiturista emite as contas correspondentes às economias (aptos/lojas) e entrega na portaria para distribuição interna.

Esse sistema garante ainda a segurança das medições, uma vez que o mesmo emite alertas em caso de tentativa de fraude e/ou vazamentos de hidrômetros e redes.

COMO ESTÃO ENQUADRADOS?

Para edifício antigo com até 04 (quatro) pavimentos (térreo + três andares) e com no máximo 08 (oito) blocos/torres ou em horizontais com até 128 (cento e vinte e oito) economias.

Para edificações novas com até 02 (dois) pavimentos (térreo + um andar) e com no máximo 02 (dois) blocos/torres ou em horizontais com até 32 (trinta e duas) economias.

LEITURA VISUAL

Para edifício vertical antigo acima de 04 (quatro) pavimentos ou acima de 08 (oito) blocos/torres ou em horizontais acima de 128 (cento e vinte e oito) economias.

Para edificações novas verticais acima de 02 (dois) pavimentos e acima de 02 (dois) blocos/torres ou em horizontais acima de 32 (trinta e duas) economias.

LEITURA REMOTA

* Mais detalhes na Resolução.

COMO SOLICITAR?

DAS EDIFICAÇÕES MULTIFAMILIARES E/OU COLETIVAS - NOVAS

• A Construtora ou Condomínio formaliza Requerimento de Individualização de Medição, conforme anexo IV da Resolução disponível no site do DAE
• O DAE realiza vistoria no Condomínio, agendada previamente, avaliando as características do imóvel e promovendo esclarecimentos
• O Serviço de Controle de Perdas emite Declaração de Aprovação recolhida pelo Requerente
• A Construtora ou Condomínio formaliza Requerimento de Medição Individualizada, conforme anexo V
• O Serviço de Ligações recebe a documentação conforme anexo VI
• O Serviço de Ligações confere a documentação e, caso necessário, solicita complemento
• Aprovado de acordo com as especificações, o Condomínio é autorizado a instalar os hidrômetros individuais pré-equipados
• Autorizado a ligação definitiva o DAE realiza a ligação do medidor principal
• São cadastrados os documentos pelos respectivos aptos/lojas vinculados no sistema Comercial do DAE
• O Serviço de Leitura programa as rotas para as leituras dos consumos mensais
• As contas começam a ser emitidas pelo DAE, em nome de todos os proprietários cadastrados, e entregues no Condomínio

DAS EDIFICAÇÕES MULTIFAMILIARES E/OU COLETIVAS - ANTIGAS

• O Condomínio formaliza Requerimento de Individualização de Medição, conforme anexo IV da Resolução disponível no site do DAE
• O DAE realiza vistoria no Condomínio, agendada previamente, avaliando as características do imóvel e promovendo esclarecimentos
• O Serviço de Controle de Perdas emite Declaração de Aprovação recolhida pelo Requerente
• O Condomínio formaliza Requerimento de Medição Individualizada, conforme anexo V
• O Serviço de Ligações recebe a documentação conforme anexo VI
• O Serviço de Ligações confere a documentação e, caso necessário, solicita a complemento
• O condomínio implanta a hidráulica e(ou) o sistema comunicando o DAE para realizar a vistoria
• Aprovado de acordo com as especificações, o Condomínio é autorizado a instalar os hidrômetros individuais novos pré-equipados (remota) ou auferidos (física)
• São cadastrados os documentos pelos respectivos aptos/lojas vinculados no sistema Comercial do DAE
• O Serviço de Leitura programa as rotas para as leituras dos consumos mensais
• As contas começam a ser emitidas pelo DAE, em nome de todos os proprietários cadastrados, e entregues no Condomínio

AÇÕES DO CONDOMÍNIO PARA A MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA

• O Condomínio pesquisa e realiza cotações junto às empresas homologadas no Proaqua
• O condomínio realiza assembléia para discussão e aprovação do projeto de medição individualizada
• Aprovado em assembléia geral o Condomínio protocola Requerimento conforme anexo IV junto aos documentos exigidos na Resolução
• O requerimento é encaminhado para o Serviço de Controle de Perdas para análise
• O Condomínio recolhe a taxa de Declaração de Aprovação
• O Representante legal retira a Declaração no DAE
• O condomínio implanta a hidráulica e(ou) o sistema comunicando o DAE para realizar a vistoria
• Aprovado de acordo com as especificações o Condomínio é autorizado a instalar os hidrômetros individuais pré-equipados
• Autorizado a ligação definitiva o DAE realiza a ligação do medidor principal
• As contas começam a serem recebidas em nome de todos os proprietários cadastrados, e entregues na portaria


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Onde Estamos

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h