serviços

PROJETO TÉCNICO SOCIOAMBIENTAL – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO VARGEM LIMPA (PTTSA)



Visa promover mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida saudável, fortalecendo a percepção crítica da população sobre os aspectos que influenciam sua qualidade de vida, além de refletir sobre os fatores sociais, políticos, culturais e econômicos que determinam sua realidade, tornando possível alcançar a sustentabilidade ambiental e social da intervenção.

A atitude consciente e reflexão devem estar frente de todos os segmentos de uma sociedade. Atitudes e hábitos são comportamentos deixados por gerações em gerações, porém, se estes interferem na qualidade de vida do povoamento, deve-se, através de uma ação conjunta estruturar maneiras ou alternativas que contemplem o uso responsável, dos recursos ambientais.

A proposta educativa inclui uma forte sensibilização da população envolvida que podem e devem acontecer nas mais variadas estruturas sociais, tais como nas famílias, nas escolas, nas instituições públicas e privadas.

A percepção sobre práticas educoambientais é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as interrelações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, anseios, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas. E a partir dessa percepção elaborar uma metodologia que pode ser definida como um elemento facilitador da produção de conhecimento, uma ferramenta capaz de auxiliar a entender o processo de busca de respostas e soluções.

No eixo Educação Ambiental e Patrimonial os trabalhos abrangerão atividades de plantio educativo, monitoramento da água, campanhas de sensibilização ambiental com temas voltados a água, esgoto, resíduos e materiais recicláveis, além de aplicação de pesquisas.

O Projeto será realizado pela Empresa Vetiver Consultoria e Projetos Ambientais LTDA ME, contratada pela Prefeitura de Bauru no final do ano passado para a execução das seguintes atividades:

Atividade 1: Plantios educativos para compreensão da importância da vegetação;
Atividade 2: Monitoramento da qualidade da água para acompanhar o processo de despoluição da BH;
Atividade 3: Mapeamento de oficinas mecânicas e borracharias para desenvolver trabalho educativo sobre os despejos irregulares na rede de esgoto;
Atividade 4: Campanha junto ao SINCOPETRO Bauru para eliminar os impactos da destinação incorreta dos resíduos desses estabelecimentos;
Atividade 5: Campanha junto ao Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares para que não despejem óleo na rede de esgoto;
Atividade 6: Campanha educativa junto à população beneficiária;
Atividade 7: Campanha para destinação adequada de resíduos. Fortalecimento do ECOPONTO e da coleta seletiva.

O trabalho socioambiental compreenderá um conjunto de ações educativas de mobilização social, educomunicação planejadas e desenvolvidas pelo em função das obras contratadas, tendo como objetivo promover a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da nova ETE.

Com a execução do Projeto Técnico Social, em concomitância com as obras de implantação da ETE Vargem Limpa, será possível mobilizar a população mostrando a importância do sistema para a melhoria da qualidade ambiental e a importância do trabalho em conjunto com população e os diversos atores envolvidos, onde com o apoio dos munícipes os custos de operação poderão ser reduzidos.

Foram pré-definidas as metodologias, estratégias e conceitos operacionais envolvendo o sistema de coleta de esgoto, principalmente em relação às ligações irregulares de águas pluviais, através dos técnicos do DAE para suporte à empresa de consultoria, que irão agir em parceria nesse projeto de mobilização social. Participaram da reunião representando o DAE além do Presidente Eric Édir Fabris os servidores Elton Rafael (Diretor de Serviço de Controle de Perdas), Pedro Gustavo (Técnico de Controle Ambiental), Giselda Passos (Diretora do Serviço de Tratamento de Esgoto) e Fabiano Menezes (Técnico da Seção de Fiscalização), pela SEMMA esteve presente a Engª. Ambiental Larissa Mayumi Mituuti e representando a empresa VETIVER a Engª. Ambiental Priscila Marconi e o Diretor de Projetos Andre.


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Onde Estamos

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h