Prefeitura de Bauru e DAE reinauguram poço Nova Esperança III

12/05/2022 - 17:58:29

A Prefeitura de Bauru e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) reinauguraram na manhã desta quinta-feira (12) o poço Nova Esperança III, localizado no quarteirão 5 da rua Sargento Joaquim Nunes Cabral, no Nova Esperança.

A prefeita Suéllen Rosim citou que a retomada do poço era uma prioridade. ?Estamos perto de um período de estiagem, em que o município sofreu nos últimos anos com a falta de água. O DAE tem como prioridade realizar ações que minimizem a escassez de água, e a reabertura deste poço é uma delas?, citou a prefeita.

Para o presidente do DAE, Marcos Saraiva, o poço vai reforçar o abastecimento em uma região que está crescendo e que parte dela depende do sistema Batalha/ETA. ?A importância da reinauguração está em trazer de volta aquilo que deixou de atender uma parte significativa da população?, afirmou.

O vereador Junior Rodrigues destacou a alegria das pessoas que moram na região, com vários condomínios e residenciais que surgiram nos últimos anos e estavam desassistidas pelo poder público. ?Hoje, a reativação do poço traz novamente vida para este local e valoriza a região. Fica o meu agradecimento a cada funcionário que trabalhou para garantir água aos moradores desta região?, lembrou o vereador, que é líder do governo na Câmara e tem atuação na região do Nova Esperança. O vereador Marcelo Afonso parabenizou a prefeita e os servidores da autarquia pela iniciativa de retomar os poços e obras que estavam parados. ?A união faz a força e temos que trabalhar pela cidade?, frisou.

Estiveram na inauguração a prefeita Suéllen Rosim; o presidente do DAE, Marcos Saraiva; os secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Gislaine Magrini; e de Administrações Regionais, Jorge Luís de Souza; representando o chefe de Gabinete da prefeitura, o assessor Leonardo Marcari; e os vereadores Júnior Rodrigues e Marcelo Afonso.

Representando a autarquia, os diretores de Produção e Reservação, Leonardo José dos Santos; Administrativo, Danilo Albieri Pereira; do Serviço de Controle de Perdas, Wesley Passeto de Freitas; do Financeiro, Eriton Luiz Correa; de Planejamento, Júlio Carpanezi; da ETA, Camila Zanatta Gonçalves; da Divisão de Assuntos Jurídicos, Gustavo Cescato Pelegrini; da Divisão de Apoio Operacional, Sérgio Luiz Silva de Souza, além de engenheiros, técnicos e servidores que trabalharam para viabilizar a ativação do poço.

POÇO NOVA ESPERANÇA III
O poço Nova Esperança III foi inaugurado em 2004 e desativado em março de 2015 devido a uma obstrução que impedia a descida do equipamento de bombeamento. Quando da inauguração, o poço iniciou a operação com vazão de 100 m³/hora e nível estático de 127,8 metros da superfície. Atualmente, testes comprovaram vazão de 68,5 m³/hora e nível estático de 148 metros.

Para viabilizar a reativação da unidade de produção, além da desobstrução do poço, foram necessárias a limpeza e desinfecção com aluguel de broca e compressor com custo de R$ 27.392,00. Utilizando materiais em estoque na autarquia, foram instalados a bomba, os cabos e tubos, o painel elétrico e o transformador.

O poço irá reforçar o abastecimento de água para os bairros Jardim Eldorado, Nova Esperança, Bauru XVI, Jardim Prudência, Vila Santa Filomena e Residencial Três Américas atendidos pelo reservatório Bauru XVI III e os bairros Vila Dutra, Parque Real, Núcleo Leão XIII, Parque Santa Cândida, Vila Industrial, Val de Palmas e Residencial Marilu, abastecidos pelo reservatório Vila Seca. A reativação do poço irá beneficiar cerca de 48 mil moradores.

Como medida preventiva para o período de seca, o DAE finaliza os projetos para abertura de licitação para perfuração de novas unidade de produção, visando garantir o abastecimento de água para toda a população.

Fotos: Juliana Lobato/DAE