DAE inicia a substituição de hidrômetros na Vila Dutra

02/08/2022 - 10:40:47

O Serviço de Controle de Medição e Hidrometria Agregada do DAE inicia, nesta terça-feira (2), a substituição de cerca de 6.616 hidrômetros nos bairros Vila Dutra, Parque Santa Cândida, Parque Real, Chácaras Cornélia, Vila Industrial, Vila Nova Celina e Parque Viaduto, bairros em que a setorização está na fase final. O serviço é realizado pela autarquia, sem custo ao contribuinte.

O DAE finaliza a substituição dos medidores na região do Jardim Bela Vista. Aproximadamente, 4.473 hidrômetros com tempo de uso superior a cinco anos foram substituídos nos bairros Vila Seabra, Bela Vista, Parque União e Vila Quaggio. Restam 617 aparelhos em que os técnicos não tiveram acesso aos imóveis para realizarem a troca porque os mesmos estão fechados ou o morador não foi encontrado. Nesses casos, os consumidores são notificados e deverão entrar em contato com a autarquia para agendar a troca em outra oportunidade, através dos telefones 3106-1101 ou 3106-1112.

Com o objetivo de padronizar os aparelhos e cavaletes, servidores da autarquia estarão realizando a substituição dos equipamentos nos bairros em que as obras de setorização foram concluídas ou estão na fase final. Os moradores são previamente comunicados pelo setor de Hidrometria.

A partir da troca dos medidores, o DAE terá condições de avaliar a diferença derivada entre os consumos antes e após a instalação dos novos hidrômetros, identificando a real perda verificada pelo desempenho dos equipamentos antigos, já que em razão do tempo de uso, o aparelho acaba marcando menos do que o consumido.

A troca dos hidrômetros faz parte das ações apontadas no Plano Diretor de Água para diminuir o índice de perda no município. Serão aproximadamente 98 mil aparelhos, correspondendo a cerca de 70% de hidrômetros instalados.

O hidrômetro é o aparelho que registra o consumo de água de um imóvel, residencial ou comercial. Por funcionar com componentes móveis e com o tempo de uso, podem ocorrer desgastes nas peças e consequente perda do desempenho no registro, marcando menos do que o consumido. A diferença pode chegar a aferição de 80% abaixo da quantidade real consumida. Por isso, muitas vezes, logo após a troca do hidrômetro é normal uma elevação no valor da conta de água em função da medição correta, detectando o consumo que antes não era corretamente registrado.

Foto: Arquivo DAE

Assessoria de Comunicação DAE Bauru

galeria

busque num clique

por data

por palavra-chave


Preencha os campos acima para pesquisar algo específico.