DAE garante qualidade da água fornecida em Bauru

05/09/2022 - 15:35:02

Diante dos questionamentos de autoridades e dos munícipes devido a informações divulgadas pela imprensa sobre a qualidade da água em Bauru e consequente instauração de processo administrativo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Departamento de Água e Esgoto de Bauru esclarece que a água fornecida à população é diariamente testada seguindo os padrões internacionais de calibração, ensaio e amostragem. Toda a produção passa por tratamento antes de ser distribuída aos reservatórios.

Embora o município conste na lista divulgada, o DAE não recebeu notificação, conforme anunciado pelo Ministério da Justiça. O presidente da autarquia, Marcos Saraiva, tranquiliza a população e garante que os laudos fornecidos aos órgãos competentes atestam a normalidade de todo o material coletado para análise, em conformidade com a Portaria 888 de maio de 2021. Os profissionais da Estação de Tratamento de Água trabalham com a possibilidade de erro na digitação. ?Semestralmente, o DAE realiza testes em todos os poços e na saída do tratamento da ETA. Os relatórios com os resultados são lançados no sistema do Sisagua e fiscalizados pela Vigilância Ambiental. O Departamento já solicitou aos órgãos responsáveis, a correção das informações veiculadas na imprensa no início do ano e que culminou na instauração do processo administrativo pelo Ministério da Justiça?, detalha o presidente.

O DAE possui gestão de laboratório baseada na norma ISO 17025 que, tem por objetivo promover a confiança na operação de laboratórios e a garantia que operem de forma competente, gerando resultados válidos e atestando sua competência. O laboratório da ETA passa por avaliação bienal do INMETRO e recebe a acreditação em oito parâmetros físico-químicos, em conformidade com a legislação. Todos os relatórios enviados pela chefe de seção de análise da ETA, Danielle Depicolli Chiuso para registro nos órgãos competentes estão dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos que atestam e fiscalizam os procedimentos para a realização dos testes. Em nenhuma das 210 análises realizadas no período de 2018 a 2020, período citado em matérias veiculadas no último mês de março, foi detectado resultado acima do valor máximo permitido pela legislação.

A autarquia, com base no princípio da transparência, disponibiliza em seu site oficial (http://www.daebauru.sp.gov.br), nota técnica da diretoria da ETA e todos os relatórios enviados ao Sisagua no período de 2018 a 2020, conforme matérias veiculadas na imprensa.

Nota Técnica ETA, clique aqui para visualizar

Relatórios Semestrais 2018 a 2020, clique aqui para baixar