DAE realiza perfilagem e troca da bomba do poço Praça Portugal

07/09/2022 - 19:35:01

O DAE realiza, a partir das 7 horas desta quinta-feira, 8, a retirada da bomba submersa do poço Praça Portugal para efetuar a perfilagem ótica e, na sequência, a substituição do equipamento que queimou no final da tarde de terça-feira, 6.

Nas últimas semanas, técnicos da Eletromecânica observaram uma queda na produção e, como medida preventiva, a autarquia realiza uma perfilagem ótica para checar as condições do poço. Na sequência, equipe efetua a troca da bomba por um equipamento de maior rendimento, visando restabelecer a capacidade de produção e melhorar as condições de abastecimento de água na região.

A perfilagem ótica consiste em uma filmagem com câmera de alta definição para visualizar as características internas do poço em toda a sua extensão, sendo possível verificar se há fraturas em sua estrutura que possibilita fuga de água. Com o registro, é possível programar ações preventivas ou corretivas.

A previsão para conclusão dos serviços é para o final da tarde de sexta-feira, 9, quando o restabelecimento do sistema ocorrerá de forma gradual, com normalização no período da noite. O abastecimento de água para a região do Centro não será afetado e a produção do poço Nações Unidas será direcionada para a região da Praça Portugal para minimizar os impactos de um possível desabastecimento.

A unidade de produção da Praça Portugal opera como reforço no fornecimento de água para a região do Centro e Estoril no período de estiagem e nos horários de pico, com objetivo de preservar o aquífero.

O DAE solicita aos moradores que utilizem racionalmente a água, evitando ao máximo qualquer desperdício. A população pode solicitar caminhões-pipa através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.

Foto: Juliana Lobato/DAE