DAE inicia Projeto de Restauração Ecológica ao longo do Rio Batalha

16/09/2022 - 08:54:12

O DAE deu início a um projeto de Restauração Ecológica com plantio de espécies arbóreas nativas em Áreas de Preservação Permanente que compreendem uma faixa de 30 metros da margem do Rio Batalha e seus afluentes próximos à lagoa de captação, e inclui cerca de 97 propriedades rurais localizadas nos municípios de Bauru e Piratininga.

Com o objetivo de melhorar a captação de água na lagoa para abastecer cerca de 90 mil pessoas que residem em bairros atendidos pelo sistema Batalha/ETA, com a necessidade de proteger a bacia do Rio Batalha e evitar o assoreamento de seus afluentes, o plantio faz parte das ações da autarquia para recuperação e preservação do manancial a fim de garantir a oferta hídrica na lagoa de captação. O plantio de árvores será realizado em propriedades rurais particulares, por isso, a autarquia desenvolve um trabalho de conscientização com anuência dos proprietários para livre acesso dos servidores ao plantio, fiscalização e monitoramento no período de 36 meses, sem ônus financeiro aos proprietários.

Após o período monitorado, os proprietários ficarão responsáveis por zelar pela constante preservação da área recuperada, não podendo exercer qualquer atividade que altere a área de preservação. No total, 83 proprietários de glebas rurais receberam ofício com carta de anuência para autorizar o DAE a implementar o projeto. Com a aprovação pelos proprietários, a autarquia realizará um levantamento da área disponibilizada para melhor aproveitamento e determinar a quantidade de mudas a serem plantadas.

Foto aérea da lagoa de captação: DAE

Assessoria de Comunicação DAE Bauru

galeria

busque num clique

por data

por palavra-chave


Preencha os campos acima para pesquisar algo específico.