AÇÕES DAE

ÁGUA

Processo de licitação para desassoreamento do Rio Batalha está em andamento e engloba dois lotes para desassoreamento e batimetria. O projeto envolve o trabalho em 143 mil metros quadrados e aprofundamento de 1 metro e meio. Em fase de levantamento de orçamentos com empresas especializadas no ramo.

Com a inauguração dos poços Praça Portugal e Infante Dom Henrique e a reativação das unidades de produção Consolação, Nova Esperança III e Parque Real, como também a interligação de adutoras em alguns bairros, a captação do Rio Batalha reduziu de 550 litros por segundo para 380 litros/segundo em 2022. Antes, 35% da população dependiam do sistema Batalha/ETA e hoje, somente 22%.

POÇOS E RESERVATÓRIOS

Poço Praça Portugal entrou em operação em outubro de 2021, com vazão de 160 mil litros por hora, reforça o abastecimento na região do Altos da Cidade, aliviando a necessidade de abastecimento proveniente do sistema Batalha/ETA.

Poço entrou em operação em março de 2022, com vazão de 180 m³/hora, o poço Infante Dom Henrique vai abastecer o reservatório com capacidade de 2.000 m³, localizado ao lado e, fornecer água para cerca de 50 mil consumidores presentes nos bairros Jardim Infante Dom Henrique, Vila Cidade Universitária, Jardim Planalto, Jardim Brasil, Jardim Aeroporto, Jardim Panorama, Jardim Contorno, Vila Guedes de Azevedo, Vila Regina e Vila Engler.

Poço foi reativado em março de 2022 e sua produção é direcionada para o reservatório localizado na quadra 10 da rua Carlos Marques, no Jardim Bela Vista e abastece os bairros Parque União, Vila Bom Jesus, Parque Boa Vista, Vila Seabra, Jardim Bela Vista, Vila São João da Bela Vista, Vila Quaggio, Jardim Gerson França e Vila Lemos.

Poço foi reativado em maio de 2022 e reforça o abastecimento para os bairros Jardim Eldorado, Nova Esperança, Bauru XVI, Jardim Prudência, Vila Santa Filomena e Residencial Três Américas atendidos pelo reservatório Bauru XVI III e os bairros Vila Dutra, Parque Real, Núcleo Leão XIII, Parque Santa Cândida, Vila Industrial, Val de Palmas e Residencial Marilu, abastecidos pelo reservatório Vila Seca, beneficiando cerca de 48 mil moradores.

Poço foi reativado em dezembro de 2021 e reforça o abastecimento para os bairros Vila Dutra, Núcleo Leão XIII, Parque Santa Cândida, Parque Viaduto, Vila Industrial, Jardim Marilu e Bosque da Saúde.

O DAE adquiriu em outubro, 22 bombas submersas e aguarda a empresa vencedora da licitação entregar o equipamento adequado ao perfil do poço Alto Paraíso para instalação. A previsão de operação da unidade para este ano.

A empresa vencedora da licitação Mandaguai Poços Artesianos inicia os trabalhos para perfuração na primeira semana de dezembro com previsão de entrega até março de 2023.

A empresa vencedora da licitação Engeper Engenharia e Perfurações iniciou os trabalhos de perfuração do poço Distrito III na segunda quinzena de outubro. O prazo para entrega do poço está previsto até fevereiro de 2023.

O complexo de reservatórios compreende a construção de um elevado e um apoiado, como também a preservação da antiga unidade que está em processo de tombamento. A empresa vencedora da licitação para a construção do reservatório elevado Vila Dutra II, Cahenri Engenharia e Construção finaliza a obra de construção do elevado com altura de 23 metros em concreto com capacidade para armazenar 350 mil litros de água. O processo de licitação para construção do apoiado em material vitrificado com capacidade para 687 m³ de água está em fase de homologação e a previsão de assinatura do contrato para os próximos dias. O complexo receber água produzida pelo poço Santa Cândida e atender uma população de cerca de seis mil moradores, suprindo a demanda das regiões Vila Dutra, Leão XIII, Santa Cândida e Parque Val de Palmas, atualmente atendidas pelo sistema Batalha/ETA.

O reservatório Praça Portugal passará por reformas e o projeto está sendo elaborado pela Divisão de Planejamento.

INTERLIGAÇÕES

DAE realizou em junho de 2022, obras para extensão da rede de distribuição de água no Jardim Estoril III, com a implantação de 365 metros de tubulação em material PVC com diâmetro de quatro polegadas em três ruas do bairro para fazer a ligação da rede localizada na praça Nilcéia de Fátima Paes Lourenço com a nova rede de distribuição da rua Major Fraga. Com a conclusão do serviço, o Jardim Estoril III passa a ser abastecido pelo reservatório Jardim América, localizado no quarteirão 13 da avenida Getúlio Vargas. Aproximadamente 582 moradores do bairro não dependerão mais do sistema Batalha/ETA.

O DAE finaliza a instalação de 350 metros de rede molecular de oito polegadas disposta paralelamente a 350 metros de rede de dez polegadas, ligando o poço Santa Cândida ao elevado Dutra que está em fase final de construção. O objetivo é reforçar o abastecimento para cerca de seis mil moradores dos bairros Vila Dutra, Leão XIII, Santa Cândida e Parque Val de Palmas, atualmente atendidos pelo sistema Batalha/ETA, que em períodos de estiagem sofre considerável redução da sua capacidade produtiva.

A interligação do poço Parque Real para o reservatório Vila Seca foi concluído em abril de 2021. A obra contemplou cerca de três mil metros de tubulação e beneficiou a região da Vila Seca, abrangendo os bairros da Vila Dutra, Núcleo Leão XIII, Santa Cândida, Vila Industrial, Parque Viaduto, Bosque da Saúde e Jardim Marilu.

SETORIZAÇÃO

A setorização na região do Jardim Bela Vista foi concluída em dezembro de 2021. A obra contemplou cerca de quatro quilômetros de tubulação, além de registros, interligações e outros equipamentos. No total são 18 bairros, onde vivem 24 mil pessoas, todas abastecidas pelo reservatório da Rua Carlos Marques, com capacidade para armazenar 1 milhão e 900 mil litros e recebem reforço do Rio Batalha.

Os serviços para setorização da região dos bairros Vila Dutra, Parque Santa Cândida estão em execução desde janeiro e compreendem 3825 metros de redes. Também em andamento, a setorização na região da Vila Falcão e Alto Paraíso, num total de 4560 metros de tubulação. Em dezembro, os trabalhos terão início no Núcleo Geisel. Residencial Quinta da Bela Olinda e região da Vila São Paulo receberão as obras em 2023.

VAZAMENTOS

O DAE trabalha, desde o início do ano, com várias equipes na contenção de vazamentos de água que são registrados no Sistema de Atendimento ao Público, diariamente. Até esta terça-feira, 29, 71 pedidos de reparos em vazamentos protocolados, sejam em passeio ou rua, estavam em aberto. Desde o início do ano, 10.570 contenções de vazamentos foram realizadas, visando diminuir a perda de água tratada na rede de distribuição.

HIDRÔMETROS

O DAE deu início, em abril, a substituição dos hidrômetros antigos, com tempo de uso superior a 5 anos, nos bairros onde a setorização foi concluída ou está em execução. Os moradores são previamente comunicados pelo setor de Hidrometria da autarquia, sem custos. Aproximadamente 98 mil aparelhos, correspondendo a cerca de 70% de hidrômetros instalados serão substituídos. O serviço será terceirizado e o processo de licitação está sendo elaborado.

Até o momento, 8767 aparelhos foram trocados pelos servidores da autarquia.

A troca dos aparelhos na região do Bela Vista foi concluída em setembro. Servidores trabalham na região da Vila Vila Dutra e Pacífico, bairros onde as obras de setorização estão em andamento.

Previsto no Plano Diretor de Águas, como parte da primeira etapa do plano de redução de perdas, a substituição tem o objetivo de padronizar os aparelhos e cavaletes e garantir precisão nas medições. No período de 2014 a 2021, o Departamento substituiu um total de 36.380 aparelhos com mais de 5 anos de uso. Em janeiro, a autarquia adquiriu 23.943 hidrômetros, entre eles aparelhos com vazão entre 1,5 m³/hora e 5 m³/hora. O DAE aguarda a entrega de mais 2.250 equipamentos para abril.

VIDEOMONITORAMENTO

A empresa vencedora da licitação, Fonesat Teleinformática, iniciou em setembro, a instalação de toda a estrutura para o monitoramento, através de vídeos e telemetria, de 85 pontos incluindo todos os poços, reservatórios, elevatórias de esgoto, as Estações de Tratamento de Esgoto Candeia e Tibiriçá, a lagoa de captação do Rio Batalha e a Estação de Tratamento de Água. Cada ponto contará com o mínimo de seis câmeras de videomonitoramento, podendo chegar a doze equipamentos, de acordo com a necessidade de cada unidade. O serviço contratado consta no Plano Diretor de Águas e a execução do contrato será dividida em três etapas, totalizando 48 meses, sendo cinco para implantação de toda a estrutura e 43 meses para operação.