EVITE PROBLEMAS COM O ESGOTO

Você sabe o que é esgoto?

É toda água já usada, proveniente das residências, comércio, indústrias, etc. É a mistura de toda a água tratada que utilizamos para tomar banho, lavar a louça, lavar a roupa, escovar os dentes, dar descarga nos sanitários, somada a outras substâncias que são descartadas, como: produtos químicos, industriais, efluentes industriais, etc.

O que o esgoto provoca?

Ele causa muita poluição e pode matar peixes e outros animais. O esgoto é um grande causador de doenças para o ser humano.

Como é tratado o esgoto?

Através das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Nas ETEs são utilizados vários processos: físicos, químicos e biológicos. Com o tratamento, a água e o esgoto podem ser devolvidos ao rio.

Você sabia que pode ajudar o DAE com o bom uso das redes de esgoto? Aqui vão algumas dicas importantes:

• De acordo com o artigo 66 do Decreto Lei n.º 760 de 13 de março de 1963, é proibido o lançamento de água de chuva (águas pluviais) na rede coletora de esgoto. Os imóveis devem ter uma canalização própria para receber a água da chuva.

• As redes coletoras de esgoto foram projetadas apenas para receber as águas residenciais. A água de chuva deve ser lançada na rua ou nas galerias de águas pluviais, porque não está contaminada.

• Rede de esgoto não é lata de lixo. O vaso sanitário e a rede de esgoto não são latas de lixo. Portanto, não é permitido jogar cigarros, cotonetes, fraldas descartáveis, tampinhas, absorventes, preservativos (camisinhas), embalagens vazias e lixo em geral no vaso ou nas redes coletoras, porque tudo isso pode causar entupimento e o esgoto pode vazar pela rua, contaminando o bairro, ou retornar no interior das casas.

• Outra dica: as caixas de inspeção que ficam nos quintais e nas calçadas não devem ser lacradas, para facilitar sua limpeza em caso de entupimento ou refluxo de esgoto.

• Poços de Visita (Pvs), que ficam no meio da rua, tampados por uma peça de ferro, também não são latas de lixo. Muitas pessoas destampam os Pvs para jogar panos, latas, plásticos, madeiras, animais mortos, etc. Esse material todo fica na rede de esgoto e é a maior causa de entupimentos. Ajude o DAE, a sua cidade, seu bairro e o meio ambiente, evitando fazer das redes de esgoto, latas de lixo.