SISTEMA DE ABASTECIMENTO

Um Sistema de Abastecimento de Água é um conjunto de estruturas, equipamentos e serviços que têm o objetivo captar a água do meio ambiente, tratá-la dentro dos padrões de potabilidade, e distribui-la para uso doméstico, industrial, comercial, serviços públicos. A água, um dos bens mais preciosos para a vida, é essencial para prevenir doenças, manter a higiene da população, proporcionado conforto, bem-estar e segurança.

Para implantar um Sistema de Abastecimento, é preciso escolher qual manancial será utilizado, sendo que existem dois tipos: manancial superficial ou manancial subterrâneo. Em Bauru, cerca de 30% da população é atendida pela água captada e tratada do Rio Batalha, que é um manancial superficial. Até chegar às torneiras dos consumidores, esta água passa por várias etapas:

CAPTAÇÃO: a água bruta é captada em mananciais, sejam superficiais como rios, lagos, barragens; ou subterrâneos (poços).

ADUÇÃO: a água captada nos mananciais é bombeada e transportada por uma tubulação, chamada de adutora de água bruta, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), para que possa ser tratada para consumo. Dependendo das condições do relevo local, é necessária também a implantação de estações elevatórias, que permitem que água escoe de um nível mais baixo para um nível mais alto, seja para o transporte de água bruta ou também de água tratada.

TRATAMENTO: por meio de vários processos químicos e físicos, a água bruta torna-se potável e está pronta para ser distribuída à população.

RESERVAÇÃO: depois de tratada, novamente a água é bombeada ou transportada por ação da gravidade, conduzida pelas adutoras, agora adutoras de água tratada, até os reservatórios. Para aumentar a pressão e vazão da água, podem ser utilizados “boosters”, que é um tipo de bomba que auxilia no transporte da água até os reservatórios ao longo da rede adutora. Assim, já no reservatório, a água fica à disposição da rede distribuidora.

DISTRIBUIÇÃO: pela rede distribuidora, na parte final do sistema, a água é efetivamente entregue ao consumidor, pronta para ser consumida.


galeria

links relacionados