O QUE É GEOPROCESSAMENTO

Por que é importante?

Geoprocessamento é o meio de análise e tratamento de informações geográficas por meio de processos matemáticos e programas de computador. Sua importância está na organização de dados geográficos e imagens georreferenciadas coletadas, utilizando processamento eletrônico, transformando-os em informações visuais (mapas, cartas topográficas e plantas). Por meio de geotecnologias, que seriam recursos de hardware e software, é possível atingir este objetivo. Cada dia mais esta área é essencial para o planejamento urbano, comunicações e análise de recursos naturais.

Geoprocessamento do DAE de Bauru

Em meados de 1994, a presidência daquele período apontou a necessidade de implantação de sistemas de geoprocessamento e incentivou a utilização de novas tecnologias pela autarquia, como aplicações CAD (desenho assistido por computador). Em 1995 foi iniciado o trabalho baseado em tecnologia SIG (Sistema de Informações Geográficas) e nessa fase foram adquiridos dois microcomputadores, uma mesa digitalizadora no formato A1, uma Plotter e um Scanner A4. Após várias visitas a municípios que já haviam iniciado os trabalhos utilizando a tecnologia GEO, foram observados os resultados através de testes em vários softwares, ficando decidido que a escolha do software ferramenta seria pela capacidade de manipulação de entidades gráficas, a capacidade de apresentar toda a base cartográfica de uma só vez e o baixo custo, em razão dos poucos recursos disponíveis.

Naquela época, nenhum dado estava pronto para o projeto e nem mesmo a base cartográfica estava disponível no Município. Neste início, foi necessária a utilização do conhecimento dos desenhistas do Departamento, para desenvolver a própria base cartográfica, que treinaram e aprenderam a trabalhar com a tecnologia escolhida.

A primeira utilização real do Geoprocessamento ocorreu durante os trabalhos de desenvolvimento do Plano Diretor do Município de Bauru de 1996, quando toda a equipe foi alocada e todas as Secretarias do Município se uniram para a geração de dados. Nessa fase já estavam em condições de operação a base cartográfica e o cadastro de redes de água e esgoto nos mapas. Todas as imagens do Caderno de Dados do Plano Diretor foram geradas através do sistema de Geoprocessamento do Departamento de Água e Esgoto de Bauru.

Após um ano de trabalho para a confecção do Plano Diretor do Município de Bauru, os equipamentos e técnicos retornaram ao Departamento para a construção do Sistema de Banco de Dados, que consiste no levantamento de todas as informações disponíveis no Departamento de Água e Esgoto de Bauru e no Município, sua estruturação e a criação de políticas de atualização eficientes.

Nos últimos anos, o geoprocessamento do DAE continua a renovar suas tecnologias para tratar as informações coletadas e trabalha com o objetivo da disponibilização online para consultas e visualizações dos mapas com as redes de água, esgoto e adutoras de toda a cidade para que sejam acessíveis à população.

links relacionados